A Promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), durante conversa com estudantes da rede pública de ensino de Parnaíba sobre Cultura de Paz.
O Centros de Apoio Operacional do Ministério Público do Estado do Piauí são órgãos auxiliares que colaboram com as Promotorias de Justiça, para atuação especializada em diversas áreas de interesse social. Atualmente, o MPPI conta com Centros de Apoio para proteção à infância e à juventude, promoção da educação e da cidadania, combate à corrupção, combate ao crime, defesa da saúde pública e proteção ao meio ambiente. Esses órgãos têm funcionado como verdadeiros vetores de campanhas, projetos e políticas.
Cada um dos Centros de Apoio Operacional ficou responsável pela coordenação de algum dos nove projetos que compõem o Plano Geral de Atuação Finalística (PGA), importante ferramenta de planejamento que direciona a atuação ministerial no biênio. Outros órgãos que coordenam projetos do PGA são o Grupo de Atuação Especial no Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON).
A Promotora de Justiça de Justiça Lia Burgos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (COADIJ), dialogando com conselheiros tutelares de Parnaíba, sobre a atuação do MPPI no combate à violência contra crianças e adolescentes.
Durante o 2˚ Encontro Regional do Ministério Público, realizado em Parnaíba nos dias 07, 08 e 09 de junho, os Centros de Apoio foram decisivos para a realização das atividades de aproximação com a comunidade. Na manhã da sexta-feira, foi realizada uma mostra no campus da Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Reis Velloso. Os servidores do MPPI se organizaram em estandes e distribuíram material educativo, enfatizando os objetivos dos projetos constantes do PGA: Transparência no Legislativo; Ação Estadual em Defesa da Infância e da Juventude contra todo tipo de violência; Linha Verde; No Alvo – contra o tráfico de drogas; Polícia Militar – Capacitar para servir – Uma via de mão dupla; Reeducar – o HOMEM no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a MULHER; Fiscalizar recursos é garantir saúde; #issoédireitohumano; PROCON – Expandir para proteger. O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) também marcou presença na mostra, com distribuição de folhetos sobre a definição de crime organizado e a importância das denúncias.
A Promotora de Justiça Karla Daniela Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), abordou a importância do controle social a ser exercido pelos cidadãos junto com instituições de fiscalização para averiguar a boa aplicação de recursos público na área da saúde.
À tarde, os Centros de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), de Defesa da Infância e da Juventude (CAODIJ), de Defesa da Saúde (CAODS) e das Promotorias de Justiça Criminais (CAOCRIM) promoveram oficinas com públicos específicos: estudantes, conselheiros tutelares e de direitos, conselheiros de saúde, policiais civis e militares. Já a coordenadora do CACOP, Promotora de Justiça Everângela Barros, visitou a Câmara Municipal de Parnaíba, para apresentar aos vereadores o projeto Transparência no Legislativo. O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), em momento anterior, havia realizado audiência pública sobre a situação da Lagoa do Portinho, em parceria com a 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba (veja aqui). Já a Promotora de Justiça Luana Azerêdo, coordenadora do GACEP, visitou capacitação promovida pela Polícia Militar, em estande de tiro, falando sobre o projeto Capacitar para Servir.
O Promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias Criminais (CAOCRIM), em conversa com policias de Parnaíba.
A Promotora de Justiça Luana Azêredo, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), visitou a capacitação promovida pela Polícia Militar, em estande de tiro, falando sobre o projeto Capacitar para Servir.
A Assessoria Especial de Planejamento e Gestão também promoveu atividade: a Promotora de Justiça Itanieli Rotondo Sá, chefe da unidade, ministrou palestra com o tema “O Poder da Ação”, voltado para servidores e estagiários do Ministério Público. A Assessora Especial falou sobre a importância do estabelecimento de metas pessoais e da necessidade de manutenção de um equilíbrio entre os diversos aspectos da vida, inclusive o profissional.
O 2˚ Encontro Regional do Ministério Público deixou um legado de conhecimento e congregação, contribuindo para o aperfeiçoamento institucional.
Os Promotores de Justiça Cláudio Soeiro, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Floriano, e Everângela Barros, coordenadora do CACOP, em visita aos vereadores de Parnaíba. Na oportunidade, a coordenadora do CACOP falou aos representantes do legislativo municipal de Parnaíba sobre o projeto Transparência no Legislativo.
A Promotora de Justiça Itanieli Rotondo Sá, Assessora Especial de Planejamento e Gestão do PGJ, proferiu a palestra “O Poder da Ação”.