Homem sentado em uma mesa

 

Em sessão realizada na manhã de hoje (05), o Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Piauí deliberou pela promoção do Promotor de Justiça Hugo de Sousa Cardoso ao cargo de Procurador de Justiça. A promoção foi destinada ao provimento da 6ª Procuradoria de Justiça, e se deu pelo critério de merecimento. A relatoria do processo coube à Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando. Inscreveram-se mais três postulantes: os Promotores de Justiça Francisco Raulino Neto, Gladys Gomes Martins e Débora Maria Freitas Said.

 

Os seis membros do CSMP exaltaram as qualidades profissionais de todos os candidatos e votaram pela composição da lista tríplice, sendo que o mais votado, indicado por unanimidade, foi Hugo de Sousa Cardoso. Os demais empataram em segundo lugar, mas, como o desempate é baseado na antiguidade na carreira, permaneceram na lista Francisco Raulino e Gladys Martins. Com os votos finais do presidente do colegiado, Cleandro Moura, da relatora e do Corregedor-Geral do MPPI, Aristides Pinheiro, foi confirmada a promoção de Hugo Cardoso, que passará a ser o mais novo Procurador de Justiça da instituição.

 

Pessoas sentadas em volta de uma mesa

 

 

Trajetória

HUGO DE SOUSA CARDOSO é titular da 33ª Promotoria de Justiça de Teresina, figura na 14ª posição da ordem de antiguidade das Promotorias de Justiça de entrância final, com 29 anos na carreira ministerial. Inspeção realizada na 33ª Promotoria de Justiça comprovou que o postulante possui conduta pessoal e funcional ilibadas, com ótimo desempenho funcional. Comprovou aprimoramento de cultura jurídica, com participações em cursos oficiais e reconhecidos de aperfeiçoamento. Recebeu prêmios relacionados à atividade funcional, incluindo Moção de Louvor pela organização da 93ª Reunião do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público/CNCGMP, juntamente com toda a equipe da Corregedoria Geral, bem como Moção de Elogio, em razão do seu trabalho junto à Corregedoria Geral do Ministério Público do Piauí. Participou de atividades promovidas pela Procuradoria-Geral de Justiça e pelos órgãos auxiliares do Ministério Público do Estado do Piauí. Exerceu os cargos de Promotor-Corregedor Auxiliar na CGMP-PI e de Assessor do PGJ junto à Assessoria Especial Cível; participou de diversas comissões no âmbito administrativo, com destaque à Comissão de Concurso para realização do Concurso Público para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado do Piauí, à Junta Recursal do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Piauí, e ao Conselho Deliberativo do Fundo de Modernização do Ministério Público do Estado do Piauí. Atualmente, cumpre o mandato de Presidente da Associação Piauiense do Ministério Público.