pessoas sentadas em sala de aula

 

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), promoveu na manhã desta sexta-feira, 20 de julho, minicurso sobre o Sistema de Investigação de Movimentação Bancária (SIMBA). A capacitação foi ministrada pelo analista ministerial da área processual Gerson Mesquita, que atua no GAECO, para membros e servidores da instituição. A atividade aconteceu na sede do Ministério Público do Piauí, na zona leste de Teresina.

 

O minicurso foi realizado com o objetivo de instruir promotores de Justiça, analistas e assessores de promotoria na elaboração de peças jurídicas voltadas à quebra de sigilo bancário com base em dados obtidos por meio do SIMBA, bem como na formulação de quesitos a serem respondidos pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Red-Lab) quando da análise das informações recebidas das instituições financeiras.

 

Os participantes do minicurso puderam compreender a técnica de operacionalização do sistema SIMBA de como receberem as informações bancárias das instituições financeiras. Estes dados podem auxiliar no trabalho de identificação do cometimento de algum ato impropriedade na utilização de recursos públicos. Os conhecimentos ministrados ainda ajudarão no estabelecimento de critérios técnicos rígidos para delimitarem o foco da investigação, fomentando a redação de relatórios técnicos balizados em dados e informações sólidas, fortalecendo assim o trabalho empreendido pelo Ministério Público.

 

pessoas sentadas ouvindo um homem que está de pé. a cena ocorre dentro de uma sala de aula.