Plateia de professores, coordenadores e gestores das escolas da rede municipal de ensino de Piracuruca, durante exposição do programa “Maria da Penha nas escolas: desconstruindo a violência e construindo diálogo”.
Encerrando o semestre de atividades, na segunda-feira (23/07), o município de Piracuruca recebeu o programa “Lei Maria da Penha nas escolas: desconstruindo a violência e construindo diálogos”, que foi apresentado para os gestores, coordenadores, diretores e professores da rede municipal de ensino.
O programa tem como principal objetivo combater a violência contra a mulher, por meio da educação, com palestras e capacitações, objetivando o protagonismo juvenil na conscientização e multiplicação de ações de enfrentamento à violência contra mulher.
Desde 2015, o programa Lei Maria das Penha nas Escolas é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e no ano passado foi reconhecido nacionalmente no 5° Prêmio de Educação em Direitos Humanos, vencendo a categoria B – organizações da sociedade civil e de educação não formal.
Promotor de Justiça Francisco de Jesus, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Teresina e coordenador do programa “Maria da Penha nas escolas: desconstruindo a violência e construindo diálogos”, durante conversa com os coordenadores, professores e gestores das escolas municipais de Piracuruca.
Para a Secretária Municipal de Educação, Rayane Fernanda Lemos, a adesão ao programa faz parte de ações que buscam erradicar a cultura machista e sexista e promover a cultura da igualdade de gênero e respeito nos espaços escolares.
No evento, foram realizadas abordagens jurídicas e psicológicas de enfrentamento às violências praticadas contra mulheres feitas, respectivamente, pelo promotor de justiça Francisco de Jesus e pela psicóloga Cynara Veras, ambos com atuação no Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), do Ministério Público do Estado do Piauí.
As atividades seguirão no segundo semestre, onde serão contemplados os municípios de São Raimundo Nonato, Corrente, Bom Jesus e Fronteiras.
A psicóloga Cynara Veras que atua no Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID).