O auditório do Ministério Público do Piauí (MPPI), na zona leste de Teresina, ficou pequeno para tanta emoção e carinho que emanavam de cada pai presente no local. Na manhã desta segunda-feira, 13 de agosto, a instituição ministerial, por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – Programa “Bem Viver no MP”, realizou evento alusivo ao Dia dos Pais.
A programação da atividade contou com a apresentação de poemas, a premiação dos vencedores do concurso de fotografia e de vídeo “Tal Pai Tal filho” que melhor representa a paternidade no cotidiano. O Ministério Público identifica e reconhece o papel de cada pai, na formação de seus filhos, assim como, a contribuição destes para o desenvolvimento do trabalho na instituição.
Para a escolha dos ganhadores foi formada uma comissão composta pela Procuradora de Justiça Raquel Normando e pelas servidoras Emanuely Costa (Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos), Mary Landim (Coordenadoria de Comunicação Social), Nayrah Machado (Assssoria Especial de Planejamento e Gestão) e Núbia Caldas (Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos) que deram as notas para todos os inscritos. Os vencedores foram:
1ª Colocação: Francisco Carlos Borges Leal (servidor da Coordenadoria de Apoio Administrativo)
2ª Colocoção: Carlos Rogério Bezerra da Silva (promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Luzilândia)
3ª Colocação: Rômulo Cordão (promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO)
Após a premiação, o servidor Thiago Pereira e Silva, da Coordenadoria de Comunicação Social, recitou o poema “As Mãos do Meu Pai”, de Mário Quintana para homenagear os pais do Ministério Público.
As Mãos do Meu Pai
As tuas mãos têm grossas veias como cordas azuis
sobre um fundo de manchas já cor de terra
— como são belas as tuas mãos —
pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram
na nobre cólera dos justos…
Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
essa beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam
nos braços da tua cadeira predileta,
uma luz parece vir de dentro delas…
Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente,
vieste alimentando na terrível solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento?
Ah, Como os fizeste arder, fulgir,
com o milagre das tuas mãos.
E é, ainda, a vida
que transfigura das tuas mãos nodosas…
essa chama de vida — que transcende a própria vida…
e que os Anjos, um dia, chamarão de alma… “
Na abertura do evento, o Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, agradeceu a presença dos pais que participaram da homenagem. “Eu posso dizer que minha maior alegria é ser pai, minhas duas filhas são os maiores tesouros que tenho e desempenhar esse papel é um privilégio. Educar, formar, acompanhar o desenvolvimento de nossos filhos é algo que não tem preço. E se cada um dos senhores tem levado muito à sério essa missão, desejo que todos obtenham êxito e vejam os seus filhos se tornarem cidadãos, que contribuam para uma sociedade melhor”, disse.
A atividade contou com a parceria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) nas iniciativas desenvolvidas, assim como da Associação Piauiense do Ministério Público e do Sindicato dos servidores do Ministério Público, que contribuíram com os valores que foram convertidos nas premiações.