O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou, nesta terça-feira (3), visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Poty Velho, na zona norte de Teresina, para conhecer o projeto “Caindo de Maduro Só Fruta”, desenvolvido no local.

A iniciativa do MPPI está associada ao desenvolvimento do projeto institucional “Passos Firmes”, que incentiva ações que atuam na prevenção de queda de pessoas idosas. O projeto ‘Caindo de Maduro Só Fruta’ visa trabalhar a independência da pessoa idosa.

O promotor de Justiça Eny Pontes acompanhou o trabalho desenvolvido pela enfermeira Nancy Loiola, na UBS. Dentro do projeto “Caindo de Maduro Só Fruta”, tem o Grupo de Exercícios Funcionais, o de Memória Ativa e o Grupo de Dança.

“A presença do MP aqui, na pessoa do Dr. Eny, é muito importante para a gente, porque veja é um trabalho isolado que eu faço numa UBS, com um território restrito. Aqui a gente atende as pessoas dos bairros Poty Velho, do Mafrense 2 e do Alto Alegre. Eu acredito que esse projeto do MP vai ter uma abrangência maior. Então, a gente vai levar esse projeto, essas noções, orientações, para uma parcela maior da comunidade e isso é muito importante. Uma vida que a gente consegue salvar, uma queda que a gente consegue evitar, já valeu a pena todo esforço”, avaliou Nancy Loiola.

O projeto do MPPI, Passos Firmes, objetiva conhecer modelos de trabalhos de prevenção de quedas de pessoas idosas e tratamento de fortalecimento físico que possam ser replicados. “Por meio desse projeto, temos conhecido medidas preventivas para o fortalecimento da musculatura das pessoas idosas. Com essa vontade de tentar prevenir, de contribuir com essa demanda social e essa demanda de saúde que impacta demais todo o sistema de saúde, as quedas. Elas demandam cirurgias de alto custo, demoradas, às vezes, com sequelas, não só físicas, mas sequelas mentais. Saio daqui muito feliz com esse alinhamento de propósitos entre os nossos projetos”, disse o promotor de Justiça Eny Pontes.