Pessoas sentadas em auditório

 

No último mês de agosto, os municípios de Corrente e Bom Jesus receberam o programa “A Lei Maria da Penha nas escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos”, que foi apresentado para gestores, coordenadores, professores, estudantes, membros da rede de atenção às mulheres e a comunidade em geral.

 

O programa tem como principal objetivo combater a violência contra a mulher, por meio da educação, com palestras e capacitações, objetivando a promoção do protagonismo juvenil na conscientização e  multiplicação de ações de enfrentamento à violência contra mulher.

 

Pessoas de pé sorrindo

 

Desde 2015, o programa Lei Maria das Penha nas Escolas é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc). No ano passado, foi reconhecido nacionalmente no 5° Prêmio de Educação em Direitos Humanos, vencendo na categoria B – organizações da sociedade civil e de educação não formal, apresentado em Cartagena de Indias na Colômbia e replicado nos países iberoamericanos.

 

Participaram do evento os promotores de Justiça Gilvânia Alves Viana e Roberto Monteiro, em atuação nas Promotorias de Justiça de Corrente e Bom Jesus. Na oportunidade, os dois destacaram que a implementação do programa representa um importante mecanismo social de enfrentamento ao feminicídio e os diversos delitos praticados contra mulheres. O Ministério Público do Piauí tem atuado na transformação social para a erradicação da cultura machista e sexista.

 

Pessoas de pé sorrindo

 

Nos eventos, foram realizadas abordagens jurídicas, pedagógicas, sociais e psicológicas de enfrentamento às violências praticadas contra mulheres feitas pelo Ministério Público do Estado do Piauí.

 

As atividades seguirão no mês de setembro, onde serão contemplados os municípios de Inhuma e Fronteiras.

 

Pessoas sentadas em auditório