O Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público do Estado do Piauí (GSI), cumprindo sua atribuição de planejar e executar as medidas necessárias para garantir a proteção de membros e servidores da instituição, já tomou providências para promover a segurança pessoal do Promotor de Justiça Ubiraci Rocha, titular da 14ª Promotoria de Justiça de Teresina, do Núcleo do Tribunal do Júri.
O Conselho Nacional do Ministério Público, em resolução, já reconheceu que o exercício das funções ministeriais constitui atividade de risco. Em decorrência do cumprimento de suas atribuições, o referido Promotor de Justiça foi alvo de ameaças e agressões verbais, divulgadas em áudios compartilhados por meio do aplicativo WhatsApp no último final de semana.
Já foi encaminhada representação criminal em face do agressor, pela prática dos crimes de ameaça, injúria e difamação. O GSI já contatou a Delegacia Geral da Polícia Civil, que se comprometeu a apurar os fatos, e adotou estratégias para a proteção pessoal do Promotor de Justiça.