O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), promoveu na manhã de hoje (25), no auditório da sede zona Leste, uma capacitação junto aos voluntários que formam a Brigada de Incêndio. A formação acontece até amanhã (26) e apresenta, durante os dois dias, teoria e prática de primeiros socorros e combate a incêndio.
A Brigada é composta por membros, servidores e estagiários da instituição e serve para garantir a formação de voluntários para trabalhar medidas de prevenção e combate a incêndios. “Estamos capacitando para que os brigadistas do prédio conheçam as medidas corretas a serem adotadas e orientar as pessoas durante sinistros”, ressaltou a promotora de Justiça Débora Aragão, coordenadora do GSI.
A 1ª parte do curso de formação tem como público-alvo servidores, membros e estagiários da sede do MPPI na zona Leste. Com duração de 8 horas, os presentes têm acesso a noções gerais sobre Teoria de Combate e Prevenção a Incêndio, Teoria e Prática em Primeiros Socorros e orientações sobre como lidar em situações de incêndio.
O Major Sérgio Gomes Melo, do Corpo de Bombeiros, disse que a primeira atitude é evitar o princípio de incêndio. Se ocorrer, a ação é localizar o princípio, prestar orientações as pessoas do setor e realizar o combate com os equipamentos instalados no prédio. “Orientar é a melhor ação, você evita o medo generalizado de pessoas que estão em fuga”, explica.
A capacitação é uma parceria entre o Ministério Público e o Corpo de Bombeiros e tem como instrutores o 2º Tenente do Corpo de Bombeiros, Walber Meireles Pessoa Júnior e o Major do Corpo de Bombeiros, Sérgio Gomes Melo.
Confira a programação:
1º Dia:
Teoria de Combate a Incêndio e Preventivos de Combate a incêndio – 1h
Teoria e Prática em Primeiros Socorros. – 3h
2º Dia:
Teoria de Combate a incêndio e Preventivos de Combate a Incêndio – 1h
Prática de Combate a Incêndio – 3h