Ao centro, as promotoras de Justiça Lia Burgos, coordenadora do CAODIJ, e Francisca Silvia, titular da Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso.
O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ), em parceria com a Promotoria de Justiça Elesbão Veloso, promoveram nos dias 29 e 30 deste mês, uma capacitação para conselheiros tutelares de Elesbão Veloso e municípios da região. A formação ocorreu na auditório Professora Maria do Livramento, sediado na Prefeitura de Elesbão Veloso.
Na programação do evento foram realizadas cinco palestras: “O Ministério Público e Conselho Tutelar na Defesa de Crianças e Adolescentes” e “A Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e o Papel do Conselho Tutelar”, proferidas pela promotora de Justiça Lia Burgos, que coordena o CAODIJ. As demais palestras foram ministradas pelo assessor especial do CAODIJ, José Claudeir Alcântara, que falou sobre o papel desempenhado pelos Conselhos Tutelares na criação, operacionalização e manutenção do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Já a analista ministerial na área de assistência social, Maria Luísa, discorreu sobre a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o Sistema Único de Assistência Social. “A Ética do Conselheiro Tutelar” foi o tema da conversa do conselheiro Djan Moreira com o participantes da capacitação.
A promotora de Justiça Lia Burgos, coordenadora do CAODIJ, ministrou duas palestras na capacitação para conselheiros tutelares em Elesbão Veloso.
O assessor especial do CAODIJ Claudeir Alcântara abordou tema dos recursos para o Fundo de Proteção e Defesa da Criança e Adolescente.
A analista ministerial Maria Luísa conversando sobre a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.
O conselheiro tutelar Djan Moreira falou sobre a ética do conselheiro tutelar.
A titular da Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso, Francisca Silvia, explica que solicitou a capacitação com objetivo de aperfeiçoar a atuação dos conselheiros tutelares. “Nós solicitamos essa capacitação porque o município passou a agregar duas promotorias que foram desativadas, e em razão disso, nós recebemos quatro municípios, e quatro conselhos tutelares e quatro CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). Com uma equipe desse tamanho, é preciso que se fale uma só linguagem para que todos estejam cientes do seu papel, quanto à forma correta de fazer os encaminhamentos, terem uma noção dos desdobramentos de sua função, entre outros assuntos que foram abordados nas palestras. O evento contou com a participação de conselheiros de Elesbão Veloso, Francinópolis, Barra d’Alcântara, Várzea Grande, Tanque do Piauí e Aroazes. Agradeço a promotora de Justiça Lia Burgos e toda a equipe que com ela esteve aqui” disse.
A promotora de Justiça Francisca Silvia, titular da Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso.
Conselheiros tutelares de Elesbão Veloso e região
A coordenadora do CAODIJ destacou a importância das capacitações que são realizadas para os conselheiros tutelares. “Essas capacitações que nós realizamos junto aos conselhos tutelares são interessantes não apenas no sentido de capacitar os conselheiros para atuar na defesa dos direitos do público infanto-juvenil, mas também ajudam no fortalecimento dos vínculos dos membros que atuam na rede de proteção. E é interessante para crianças e adolescentes que essas instituições e órgãos ajam de forma integrada para a obtenção de resultados mais efetivos”, avalia a promotora de Justiça.