O promotor de Justiça Vinícius Nunes de Paula, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Simplício Mendes, no exercício do controle externo da atividade policial, realizou uma visita técnica à delegacia de Polícia Civil do município de Simplício Mendes na quarta-feira (27). A unidade tem como autoridade responsável o delegado de Polícia Civil, José Wellington Rodrigues e foi inspecionada em diversos aspectos relacionados ao funcionamento administrativo e operacional.   

A visita teve como objetivo principal verificar a regularidade das atividades policiais, bem como identificar oportunidades para o aprimoramento dos serviços prestados à população. Durante a fiscalização, foram observados aspectos como o registro de boletins de ocorrência 24 horas por dia. O representante ministerial reforçou a necessidade de garantir a disponibilidade contínua para o registro de ocorrências, ao assegurar que a comunidade tenha acesso ao atendimento policial em qualquer horário, especialmente em situações de urgência.  

Além disso, foram discutidos temas como as cobranças de plantão dos agentes, pois foi verificada a organização das escalas de plantão, com ênfase na continuidade do atendimento e na efetividade dos serviços oferecidos à população. Sobre a cobrança de resposta às requisições ministeriais, o promotor de Justiça destacou a importância de atender prontamente às solicitações do Ministério Público, de modo a viabilizar a agilidade e eficiência nos procedimentos investigativos e demais atos necessários à atuação ministerial.   

Por fim, também foi tema da visita, a fiscalização do pátio destinado à guarda de veículos. No local foram avaliadas as condições de armazenamento, organização e preservação dos bens sob custódia, além de verificar o cumprimento das normas aplicáveis a essa atividade.  

A iniciativa faz parte do compromisso do Ministério Público do Estado do Piauí com a fiscalização das atividades policiais, a proteção dos direitos fundamentais e a promoção de uma atuação mais eficiente e transparente das forças de segurança pública.