Vários membros do Ministério Público prestigiaram a cerimônia

A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, recebeu hoje (11/03) o Título de Cidadã Teresinense, concedido pela Câmara Municipal de Teresina. O vereador Rodrigo Martins, que preside a instituição, ressaltou que a honraria é prestada a pessoas que desenvolveram relevantes trabalhos em prol da capital piauiense. Para ele, toda a sociedade foi homenageada durante a cerimônia. A concessão do título foi proposta pelo vereador José Ferreira, que declarou durante o seu discurso: “a Dr.ª Zélia é a primeira mulher eleita para dirigir o Ministério Público do Estado do Piauí, nascida em outra cidade. Aqui veio viver e nos ajudar a construir a nossa querida cidade verde, fazendo jus ao Título de Cidadã Teresinense. Dr.ª Zélia exerce a sua função ministerial por vocação, que é um compromisso que assumimos com alguém ao nos colocarmos à disposição para defender uma causa, um projeto”, disse o vereador.

alt

 

A Procuradora-Geral ficou emocionada ao receber o título. “Teresina é o lugar que escolhi para morar, para constituir o meu lar, para fazer família, para celebrar a amizade, para exercer a minha profissão. No Piauí, em especial, em Teresina, construí minha identidade. Aqui construo minha trajetória, minha biografia. É aqui que desenvolvo meus sonhos, e sonho cada vez mais, nem a idade consegue me curar. É na atmosfera da Cidade Verde, capital do Piauí, que esta cearense de nascimento se sente definitivamente em casa. Aqui luto para promover a justiça”, declarou ela.

 

A chefe do Ministério Público disse ainda que esse é uma conquista não só dela, mas de toda a instituição que representa. “O Ministério Público é uma Instituição essencial ao Estado Democrático de Direito e à defesa dos interesses da sociedade.  Quis o legislador constituinte, ao adotar a tripartição dos Poderes do Estado, que o Ministério Público, sem fazer parte propriamente do ente estatal enquanto poder, transitasse livremente no meandro existente entre os Poderes e a Sociedade, representando-a, defendendo-a, exaltando seus interesses.  Um Estado forte deve ter um Ministério Publico forte e que não é absolutamente, um inimigo dos Poderes, mas que é, sobretudo um parceiro na busca, que é de todos, do bem comum.  O Ministerio Público é minha causa, é meu sonho, de modo que divido este reconhecimento de hoje, dado pela Casa do Povo de Teresina, com todos os Procuradores e Promotores de Justiça deste meu Estado e que sonham e lutam comigo por um mundo melhor”, continuou.