Funcionários do Hospital Unimed Primavera participaram, na tarde desta quarta-feira (28), de palestra sobre violência contra a mulher ministrada pela promotora de justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID).
A ação fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), promovida pela diretoria do hospital, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Durante a palestra, a promotora Amparo Paz, titular da 10ª Promotoria de Justiça, abordou o avanço das Leis de proteção à mulher no país e as instâncias de poder que atuam na garantia dos direitos das mulheres. “Falamos sobre a evolução dos direitos da mulher no âmbito judicial, chegando até a instituição da Lei Maria da Penha. Também abordamos os canais de atuação e proteção desses direitos, ressaltando como uma mulher vítima deve agir para fazer a denúncia. Entendemos que ações como essa são de extrema importância para a nossa sociedade, pois muitas vezes as pessoas não sabem como agir diante de situações de violência contra a mulher. Nesta situação, falar para profissionais da saúde os capacita ainda para o atendimento de casos dessa natureza”, destaca.
A enfermeira Alice de Jesus Fraga, que participou da palestra, afirma que o tema é importante para que os profissionais saibam como agir tanto na vida pessoal como profissional. “Um tema como esse é bastante importante. Nós sabemos que a sociedade está passando por mudanças e que nós precisamos buscar a igualdade de gênero. A mulher é uma força produtiva, mas, infelizmente, nós continuamos sendo penalizadas pelo simples fato de ser mulher. Trazer este tipo de informação, para que nós estejamos instruídas, sabendo dos nossos direitos, sabendo orientar um familiar, vizinho ou até mesmo um paciente é fundamental para que nós possamos nos proteger e contribuir para uma sociedade mais justa”, diz.