Mesa de honra da solenidade

 

A Câmara Municipal de Teresina ofereceu, na manhã de hoje (17), uma sessão de homenagem ao Ministério Público do Estado do Piauí, em alusão à passagem do Dia Nacional do Ministério Público, oficialmente celebrado na última sexta-feira, 14 de dezembro. A realização da solenidade foi proposta pelo vereador Deolindo Moura.

 

Público na solenidade

 

Durante toda a semana passada, foram realizados eventos institucionais de comemoração e integração. O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, demonstrou satisfação por participar da sessão solene na Câmara, evento que fechou o ciclo de festividades. Em seu discurso, o chefe do MPPI falou sobre a evolução do perfil de atuação do Ministério Público e sobre as numerosas conquistas recentes, a exemplo da inauguração de onze novas sedes na Capital e no interior.

 

“Em nossa caminhada rumo ao futuro, já passamos pela aquisição de sistemas, pelo incremento do quadro de pessoal, pela construção de uma cultura de gestão por projetos e pela implementação de um calendário de capacitações. O Ministério Público atualmente assume papel de destaque na proteção ao meio ambiente, ao direito à saúde, à segurança pública, à infância e à juventude, à educação, aos direitos dos cidadãos nas relações de consumo a às comunidades mais vulneráveis”, destacou Cleandro Moura.

 

Cleandro Moura discursando

 

Durante a solenidade de hoje, o Procurador de Justiça Alípio de Santana Ribeiro e a Promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro foram agraciados com os títulos de cidadãos teresinenses. Natural de São Lourenço do Piauí, Alípio de Santan Ribeiro é bacharel em Direito, com especialização em Direito Penal, pela Universidade Federal do Piauí. Foi advogado militante em todo o estado do Piauí, tendo ingressado nos quadros do Ministério Público do Estado em 1982. Na instituição, exerceu diversos cargos de destque, como Corregedor-Geral, Subprocurador-Geral de Justiça, membro eleito do Conselho Superior e Procurador-Geral de Justiça.

 

Discurso do Procurador de Justiça Alípio de Santana Ribeiro

 

Já Flávia Gomes Cordeiro nasceu em Tianguá (CE), mas mudou-se para Teresina com apenas cinco anos. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, aos 23 anos foi aprovada em concurso público , tornando-se Promotora de Justiça do Estado do Piauí. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí, possui cursos complementares na área de Liderança estratégica, PNL, Estágio Básico de Inteligência e Orçamento Público. Mãe de três filhos, nascidos em Teresina, atualmente, é Coordenadora do Centro de Apoio Operacional em Defesa da Educação e Cidadania do Ministério Público do Estado do Piauí (CAODEC). Mentora do Projeto Queremos Paz, primeiro e único projeto do Ministério Público do Estado do Piauí a ser premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público como de relevância nacional na categoria transformação social, no ano de 2018.

 

Promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro discursando

 

O dia 14 de dezembro marca a sanção da Lei Complementar nº 40/1981, que definiu as regras gerais para organização do Ministério Público Federal e dos Ministérios Públicos do Estados, naquilo que seria o embrião da estrutura do Ministério Público Brasileiro contemporâneo. A solenidade promovida pela Câmara Municipal de Teresina foi muito prestigiada por Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça e servidores do MPPI.