A Promotora de Justiça Romana Leite Vieira proferiu palestra durante o segundo encontro do projeto “Reeducar: o homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”, na cidade de Picos, centro-sul do Piauí. O projeto Reeducar teve origem na 10ª Promotoria de Justiça de Teresina, do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), por iniciativa da Promotora de Justiça Amparo Paz.
A ideia central é promover rodas de conversa com homens envolvidos em contextos de violência doméstica, abordando temas com potencial para contribuir com a sua reabilitação: convivência saudável em família, Lei Maria da Penha, gênero, saúde do homem e combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas, entre outros. O projeto, em execução desde 2016 na capital, tem demonstrado resultados muito positivos: nenhum dos homens participantes reincidiu no crime. Reconhecido como boa prática em âmbito institucional, o “Reeducar” passou a compor o Plano Geral de Atuação Finalística do Ministério Público, o que possibilitou que Promotores de Justiça de outros municípios aderissem ao projeto e o replicassem.
Assim, o Núcleo das Promotorias de Justiça Criminais de Picos está executando a iniciativa na região, em parceria com a 4ª Vara Criminal da Comarca de Picos (Núcleo Multidisciplinar Lei Maria da Penha). Romana Vieira, titular da Promotoria de Justiça de Itainópolis, foi convidada para ministrar apresentação com o tema “O papel do homem na sociedade atual”. O assistente social José Francisco do Nascimento, servidor da 4ª Vara, também contribuiu para a condução das discussões.