Promotora de Justiça (direita) avalia projeto da Potycabana

A Promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, com atribuições em defesa da pessoa com deficiência e do idoso, vistoriou as obras do Parque Potycabana para conferir se foram obedecidas as normas relativas à acessibilidade. A equipe da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos da Procuradoria-Geral de Justiça também participou.

A vistoria foi realizada a partir de convite de Plínio Dumont, que está à frente da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí, órgão responsável por gerir o espaço.

A representante do Ministério Público constatou que as obras em andamento seguem os padrões de acessibilidade, mas deu várias sugestões, instruindo especialmente sobre a calçada do parque, que deveria ter a guia rebaixada e possuir sinalização tátil e visual.  “Devem ser instaladas plataformas elevatórias no palco principal e no restaurante, que terá um pavimento superior. Também merece atenção a acessibilidade nos banheiros”, opinou Marlúcia Evaristo.

alt

A Promotora de Justiça analisou o projeto arquitetônico e requisitou o envio do projeto de acessibilidade para que possa ser aferido, detalhadamente, o cumprimento das normas.

Igual procedimento foi deflagrado para as obras de ampliação do Teresina Shopping: os responsáveis procuraram a 28ª Promotoria de Justiça, entregaram o projeto arquitetônico e de acessibilidade e participaram de reunião com as entidades de defesa das pessoas com deficiência. A acessibilidade no shopping foi amplamente discutida, e foram efetuadas mudanças para atender às reivindicações apresentadas.