O prefeito de Capitão Gervásio Oliveira, Raimundo Coelho, assinou com o Ministério Público do Piauí (MPPI) um acordo para o provimento efetivo do cargo de controlador interno do município. O termo de ajustamento de conduta foi proposto pelo promotor de Justiça Jorge Pessoa.
Inicialmente, o membro do Ministério Público orienta que o chefe do Executivo realize, no prazo de um ano, concurso público para o preenchimento do cargo de controlador interno do município, bem como inclua nas leis orçamentárias, previsão orçamentária para o certame. Enquanto o processo ocorre, o gestor deve designar, de forma excepcional, um servidor efetivo para comandar a Controladoria do município. A esse servidor devem ser oferecidos cursos e capacitações enquanto estiver no exercício do cargo de controlador.
Em 45 dias, o prefeito deve promover alterações nas leis do município para que exista previsão legal sobre o cargo de controlador interno do município.
Por último, foi fixado no acordo a aplicação de multa no valor de R$ 5.000,00, por obrigação descumprida. O valor será pago pelo município e pelo prefeito de Capitão Gervásio.