Integrantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) participaram, nesta segunda-feira (24), de uma palestra sobre os ciclos de vida da mulher. A atividade, realizada na sede leste da instituição, integrou a programação comemorativa do Dia Internacional da Mulher, organizada pelo Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), “Programa Bem Viver no MPPI”.
A palestra foi ministrada pela advogada e médica ginecologista e obstetra Dra. Lia Cruz Vaz da Costa Damásio. “A mulher é a espinha dorsal da família, da sociedade, e, se ela não estiver saudável, ela não consegue continuar nesse sustento. Não podemos falar de saúde da mulher, sem contextualizar com alguns dados, como o impacto de ser mulher no Brasil. Nesse sentido, devemos buscar não a igualdade, pois nossas necessidades são diferentes, mas a equidade”, disse a palestrante.

Para promotora de Justiça Cláudia Seabra, que é chefe de gabinete do Procurador-Geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), é importante esse tipo de ação promovida pelo SQVT. “É sempre importante enaltecermos a extraordinária contribuição das mulheres para a sociedade piauiense. E, em especial, as mulheres que edificam e fortalecem a nossa instituição. São mulheres que, no dia a dia, a seu modo e em todo o Estado, com sua força, com sua dedicação, sua perspicácia, com sua liderança, com a sua delicadeza, promovem a justiça, defendem direitos e contribuem para uma sociedade mais justa”, destacou.
Também participaram da abertura da programação: a procuradora de Justiça e diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPI (Ceaf/MPPI), Teresinha Borges, e a promotora de Justiça e secretária da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Francineide Sousa.
No encerramento da atividade, ocorreu o sorteio de brindes diversos, disponibilizados por meio de uma parceria com a APMP.