Na manhã da última sexta-feira, 28 de março, representantes do Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público do Piauí (GSI/MPPI) e do Conselho de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) estiveram reunidos para planejar estratégias conjuntas voltadas à segurança dos integrantes do Judiciário e do MP piauiense. A reunião ocorreu na sala de audiência da presidência do Tribunal de Justiça, na zona sudeste de Teresina.
Foram discutidas a elaboração de planos para a implementação de medidas de proteção às sedes dos fóruns e Promotorias de Justiça. Uma das medidas sugeridas é o controle de acesso e monitoramento por câmeras com a finalidade de prevenir incidentes e invasões. Foram apresentadas também as propostas de criação da Política Estadual de Segurança Institucional e do Sistema Estadual de Segurança Institucional.
Os integrantes do GSI/MPPI e do CSI/TJ discutiram, ainda, a implantação de medidas de cibersegurança e segurança dos promotores de Justiça com atuação no Tribunal do Júri.
Participaram da reunião, o coordenador do GSI/MPPI, promotor de Justiça Jessé Mineiro, o chefe da Assessoria Militar do MPPI, coronel Leonardo de Melo Castelo Branco, o auxiliar do GSI/MPPI, capitão Arnaldo de Melo Castelo Branco Júnior, o supervisor-geral do Conselho de Segurança Institucional (CSI/TJPI), desembargador Francisco Gomes da Costa Neto, o juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) do Piauí, Ulysses Gonçalves, e a tenente coronel Mirian Gomes.
Fotos: TJ-PI