Nessa terça-feira (8), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da atuação do promotor de Justiça Márcio Carcará, coordenador do Grupo de Atuação no Tribunal do Júri (Gaej), obteve a condenação de Josafá Lopes de Aquino a 12 de prisão, em regime fechado, pela prática do crime de homicídio qualificado, contra José Nilton de Aquino.
O caso ocorreu no dia 12 de julho de 2013. O acusado Josafá Lopes de Aquino adentrou à casa da vítima José Milton de Aquino, no Bairro Vermelha, em Teresina. Enquanto a vítima dormia, Josafá desferiu golpes com um pedaço de madeira contra sua cabeça, que culminaram na morte da vítima.
O julgamento ocorreu no auditório do Tribunal Popular do Júri, localizado no Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Sousa Neto, em Teresina. Josafá Lopes foi condenado por maioria de votos, pelo Conselho de Sentença.