O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do projeto “Alerta Digital”, adverte para uma mudança relevante no perfil da criminalidade no Brasil: o avanço dos crimes de estelionato, especialmente os praticados nos meios eletrônicos. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, enquanto os roubos caíram 15,2% em 2024, em relação a 2023, os registros de estelionato cresceram 7,8%, totalizando 2.166.552 ocorrências em todo o país. Os golpes aplicados por meio digital apresentaram crescimento ainda mais expressivo, de 17% no mesmo período.
A promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep/MPPI), destaca que essa transformação exige um novo olhar das instituições de Segurança Pública e de Justiça. “A criminalidade digital rompe fronteiras físicas e desafia os modelos tradicionais de investigação. É fundamental fortalecer a atuação investigativa com inteligência, articulação interinstitucional e investimentos em tecnologia”, afirma.
Ela também ressalta que o enfrentamento aos estelionatos — especialmente os eletrônicos — demanda o fortalecimento das polícias judiciárias e das perícias técnicas. “Investir nessas áreas é essencial para dar mais agilidade e eficácia à apuração dos crimes e contribuir para a redução da impunidade”, avalia. A promotora lembra ainda que a Lei nº 13.964/2019 passou a exigir representação da vítima para a instauração da maioria dos casos de estelionato, o que reforça a importância de estratégias integradas para estimular o registro de ocorrências e a formalização de denúncias.
Com o objetivo de qualificar o enfrentamento aos golpes virtuais, o MPPI desenvolve o projeto Alerta Digital, iniciativa estratégica do Procon/MPPI em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) e o Gacep. O projeto atua no monitoramento e na análise de fraudes digitais, na emissão de alertas preventivos à população e no apoio à atuação institucional diante desse novo cenário.
“A transformação digital trouxe muitos avanços para a sociedade, mas também novos desafios. Com o Alerta Digital, o MPPI reafirma seu compromisso com a proteção da população e com o fortalecimento de respostas modernas, eficientes e articuladas, frente à criminalidade contemporânea”, conclui a promotora.
Matérias relacionadas
Procon/MPPI identifica alta recorrência do golpe do falso parente entre fraudes no mês de maio
Procon/MPPI | Número de golpes virtuais aumenta 15% em junho e “falsa central de atendimento” lidera registros
Procon/MPPI alerta sobre golpe de reservas falsas de hospedagem pelas redes sociais
Projeto Alerta Digital mapeia golpes virtuais e orienta consumidores