O Ministério Público do Piauí, por meio da 33ª Promotoria de Justiça de Teresina realizou, nesta terça-feira (5), uma audiência extrajudicial com representantes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano de Teresina (SDUs), da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e das Secretarias Municipais de Planejamento (Semplan) e de Finanças, para debater a acessibilidade nas calçadas da capital piauiense.
O encontro ocorreu no auditório da sede do Ministério Público do Piauí (MPPI) e foi coordenado pela promotora de Justiça Janaína Aguiar. A iniciativa faz parte de um procedimento administrativo em curso na 33ª PJ, que acompanha as ações adotadas pelo município para garantir acessibilidade em vias públicas, com foco nas calçadas.

Durante a audiência, foram discutidas as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida para circular pelas calçadas de Teresina. Os representantes dos órgãos presentes comprometeram-se em colaborar na construção de um plano integrado que contemple medidas de curto, médio e longo prazos voltadas à melhoria da acessibilidade urbana.

Ficou agendado um novo encontro de trabalho para o próximo dia 20 de agosto, quando deverá ser iniciado o processo de elaboração dos planos estratégicos com definições concretas sobre as ações a serem adotadas.