O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da promotora de Justiça Amparo Paz, que coordena o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), reuniu-se, nesta sexta-feira (08), com representantes da Secretaria de Estado da Justiça, para discutir a adesão da pasta ao Protocolo de Intenções, idealizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que visa fortalecer a articulação institucional no enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio.
Durante a reunião , a promotora Amparo destacou a importância de formalizar e organizar as atribuições e fluxos que já vêm sendo exercidos por diferentes órgãos da rede de proteção à mulher. O alinhamento facilitará uma atuação mais integrada e eficaz na defesa dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
“A proposta é reunir, de forma clara, o papel de cada instituição no enfrentamento à violência contra a mulher, valorizando o trabalho conjunto que já é realizado no estado”, disse.
A gerente da Central de Monitoramento Eletrônico da Sejus, Raiana Moura, ressaltou a importância da iniciativa para a proteção das mulheres vítimas de violência no Piauí. “Formalizaremos a assinatura deste protocolo em busca de melhorias e para trazer mais efetividade no cumprimento das medidas protetivas, especialmente em relação ao monitoramento do uso de tornozeleiras eletrônicas e botão do pânico. Tudo para tentar diminuir esses índices de criminalidade de violência doméstica no nosso Estado”, finalizou.