A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Piauí (Caoma/MPPI), promotora Áurea Madruga, participou, na última quinta-feira (7), do Encontro Territorial para Elaboração do Diagnóstico do Plano de Manejo Integrado do Fogo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Ibiapaba. O evento foi promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e realizado na cidade de Piracuruca.

A APA Serra da Ibiapaba abrange municípios dos estados do Piauí e do Ceará. No território piauiense, estão incluídas 19 cidades, entre elas Piripiri, Pedro II, Luís Correia, Batalha e Cocal.

Durante o encontro, Áurea Madruga destacou a importância de ações coordenadas para prevenir e combater incêndios florestais na região. “Ao focarmos na redução da incidência de incêndios descontrolados, estamos assumindo um compromisso com a proteção dos nossos ecossistemas. É essencial equilibrar o uso do fogo com a preservação da biodiversidade”, afirmou.

O plano de manejo integrado do fogo busca promover estratégias sustentáveis que envolvam comunidades locais, órgãos ambientais e instituições públicas, visando à proteção da vegetação nativa e à redução dos impactos ambientais causados por queimadas.

O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, do Ibama, da Polícia Civil, e de Brigadas.