A convite do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Piauí (MPPI), Áurea Madruga, apresentou, nessa quinta-feira, 21 de agosto, o projeto Zero Lixões – Por um Piauí mais limpo durante o seminário “Gestão de Resíduos Sólidos: Encerramento de Lixões”, realizado em São Luís, Maranhão.

O evento foi promovido em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, o Governo do Maranhão e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com o objetivo de conscientizar, capacitar e promover o debate técnico sobre os desafios e soluções na gestão de resíduos sólidos e limpeza pública. A programação ocorreu no auditório Saturnino Bello, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), e contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, presidentes de câmaras, técnicos, engenheiros e especialistas da área.

Áurea Madruga participou como palestrante no painel “Encerramento dos Lixões: É Possível Fazer!”, durante o qual compartilhou a experiência do Piauí com o projeto Zero Lixões. “Nossa realidade era bastante complexa, mas junto estamos conseguindo promover uma mudança ambiental, social e econômica significativa. É importante destacar que isso está sendo feito com parcerias, diálogo e muita vontade de transformar a vida das pessoas”, afirmou. Até o momento, 50 municípios piauienses já encerraram os lixões a céu aberto e iniciaram o processo da destinação ambientalmente correta de resíduos.

Ainda nessa semana, a promotora também apresentou os resultados do projeto a gestores municipais durante o Congresso das Cidades do Piauí.

Fotos: MPMA

Matéria relacionada