O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do promotor de Justiça Romerson Maurício de Araújo, responsável pela 2ª Promotoria de Justiça de Simplício Mendes, acompanhou, nesta terça-feira (26), a Operação Porteira Fechada, realizada em Simplício Mendes e em outros municípios do Vale do Canindé. A ação teve como objetivo identificar e recolher animais soltos em vias públicas e áreas urbanas, visando garantir maior segurança à população e responsabilizar os proprietários pelos riscos causados.

A operação é fruto de uma ampla parceria institucional, envolvendo a 1ª Promotoria de Justiça de Simplício Mendes, representada pelo promotor de Justiça Vinícius Nunes de Paula, além de representantes da Secretaria de Estado dos Transportes (SETRANS/PI), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN), do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e da Diretoria de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública.

Também participaram da iniciativa os prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente de Simplício Mendes, Floresta do Piauí, Conceição do Canindé, Campinas do Piauí e Santo Inácio do Piauí, reforçando o caráter cooperativo da ação.

O promotor Romerson Maurício destacou que a presença do MPPI tem como finalidade assegurar a efetividade das medidas preventivas e corretivas, além de zelar pela responsabilização dos proprietários de animais que colocam em risco a coletividade. “A Operação Porteira Fechada demonstra a união de esforços do poder público para prevenir acidentes e promover maior segurança viária e urbana em nossa região”, ressaltou.