O promotor de Justiça Francisco de Assis Rodrigues Santiago Júnior, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep) do Ministério Público do Piauí, representou a instituição e a procuradora-geral de Justiça, Cláudia Seabra, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Escritório Social. O espaço, mantido pela Secretaria de Justiça do Estado do Piauí, é destinado ao acolhimento de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.

A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (29 de agosto) e contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Judiciário, além de representantes da Polícia Penal do Piauí e da sociedade civil. O Escritório Social é um equipamento público que tem como objetivo atender pessoas egressas e pré-egressas do sistema prisional, bem como seus familiares, apoiando a reinserção social por meio de políticas públicas, programas sociais e oportunidades. O espaço também visa facilitar o acesso a direitos e propor melhores condições para a inclusão social do público atendido, por meio da articulação e do estabelecimento de parcerias locais com sistemas e redes de atendimento socioassistencial, contribuindo para a redução dos efeitos de eventuais estigmas causados pela privação de liberdade.

O promotor Santiago Júnior ressaltou a importância do Escritório no processo de ressocialização:
“Essa é uma grande oportunidade que o Estado do Piauí está oferecendo aos egressos do sistema penal, para que possam se ressocializar e voltar à sociedade com dignidade, com documentos, com propostas de emprego ou mesmo empregos já efetivos. Assim, poderão seguir de forma honesta e justa, evitando a reincidência”, destacou.