As promotoras de Justiça Luana Azêredo, coordenadora do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Lenara Porto, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), participaram da etapa presencial do 3º Curso de Inteligência do Ministério Público, realizada na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. O evento, encerrado nesta sexta-feira (29), reuniu membros de unidades e ramos do MP que atuam nas áreas estratégica, de inteligência, segurança institucional e investigação.

Promovido pela Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (CPAMP), em parceria com a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), o curso tem como objetivo fortalecer a atividade de inteligência ministerial. A capacitação foi dividida em duas etapas: a primeira, virtual, ocorreu entre os dias 20 e 22 de agosto; a segunda, presencial, contou com uma programação abrangente, que incluiu fundamentos da doutrina de inteligência, técnicas operacionais, modelos de gestão de agências de inteligência, segurança orgânica e produção de conhecimento.

A abertura da etapa presencial foi conduzida pelo presidente da CPAMP, conselheiro Fernando Comin, e pelo coordenador do curso, promotor de Justiça Gilberto Costa de Amorim Júnior, do Ministério Público da Bahia (MPBA). O curso está alinhado ao programa “MP + Seguro”, instituído pela CPAMP por meio da Portaria nº 3/2023, que reúne ações voltadas ao cumprimento da Política de Segurança Institucional do Ministério Público (PSI/MP), conforme a Resolução CNMP nº 156/2016.

Com informações do CNMP.