O subprocurador-geral de Justiça Institucional, Cleandro Moura, representou o Ministério Público do Piauí (MPPI) na solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans. O evento aconteceu na noite de ontem (1º), no teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, João Pessoa.

Leonardo Quintans assume o cargo no lugar de Antônio Hortêncio Rocha Neto, que esteve à frente do Ministério Público da Paraíba (MPPB) por dois mandatos, entre 2021 e 2025. Quintans foi o mais votado na eleição realizada em 31 de julho deste ano, que definiu a lista tríplice encaminhada ao governador João Azevedo.

O novo procurador-geral é bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Ingressou no MPPB em 2013 como promotor de Justiça de Sousa, onde atuou em diversas áreas, como Patrimônio Público, Cidadania, Família, Fazenda Pública e matéria Cível, além da função eleitoral. Ao longo da carreira, passou por várias comarcas e exerceu funções de coordenação e gestão, como secretário de Planejamento e Gestão e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público.

Entre 2021 e 2025, presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) e também foi diretor do Nordeste da Conamp e coordenador do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco). Antes de assumir a Procuradoria-Geral, atuava como 1º promotor de Justiça de Sapé e integrava a assessoria técnica da PGJ.

Com informações do MPPB