Pessoas de pé sorrindo

 

 

Na última quinta-feira (23), foi realizada, pelo MPPI, uma visita institucional ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, no município de Parnaíba. A visita foi realizada pelo Promotor de Justiça em substituição na 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, Cristiano Farias Peixoto, e pela Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo das Promotorias Cíveis de Parnaíba, Maria Socorro Nascimento Carlos da Cunha Silveira, com a finalidade de verificar as condições de higiene, segurança e atendimento, bem como de verificar os medicamentos e insumos que estão em falta em cada setor do hospital.

 

Na oportunidade, foi entregue uma Notificação Recomendatória para acompanhamento da realização dos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, devido à necessidade de maior transparência nas filas de espera de cirurgias, a fim de que sejam evitadas interferências externas no andamento e a preferência de pacientes sem qualquer justificativa legal.

 

UTI’s, enfermarias, farmácia, almoxarifado, obstetrícia e laboratório foram inspecionados, com o objetivo de verificar existência de falhas na estrutura, condições de higiene, segurança, climatização, falta de medicamentos ou produtos de limpeza, e demandas de medicamentos não atendidos pela farmácia.

 

Foi feito um acordo com a Diretora Geral, Adrizia Fontinele Carvalho, para que sejam cumpridos todos os itens da Notificação; deverá ser realizado ainda o encaminhamento de toda a documentação pertinente no prazo legal. Relatórios de medicamentos e insumos que estão faltando, solicitações não atendidas pela farmácia e almoxarifado, bem como documentação pertinente aos repasses do Estado do Piauí ao Hospital e os valores correspondentes também deverão ser enviados ao Ministério Público.