Palestra de Promotora de Justiça em canteiro de obras

 

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), realizou, nesta sexta-feira (24), mais uma edição do projeto “Papo na Obra”, no bairro Primavera, com os trabalhadores da construção civil do Residencial Monte Sinai.

 

A ação, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SITRICON), conta com palestras promovidas pela promotora de justiça Amparo Paz, que é coordenadora do NUPEVID, com objetivo de levar aos canteiros de obras de Teresina conscientização aos trabalhadores da construção civil sobre o machismo e redução e prevenção da violência contra a mulher.

 

Palestra

 

“Hoje conversamos com os trabalhadores sobre temas relacionados ao contexto histórico do machismo, informações e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, sobre o cenário do feminicídio no Piauí, o enfrentamento através da denúncia e prevenção contra crimes dessa natureza. Uma manhã especial e bem produtiva. Agradecemos a parceria do Sitricom-PI e a todos que acompanharam e apoiaram nosso projeto, que vem mostrando grandes resultados, como a redução do índice de violência ou importunação sexual cometidas por homens trabalhadores da construção civil”, comenta a promotora.

 

Para o senhor Manoel Ferreira da Silva, de 61 anos, que trabalha na obra há quatro meses, foi uma palestra muito esclarecedora e que ajudou a compreender e entender algumas situações do próprio cotidiano. “É muito importante nós, homens, ouvirmos sobre o assunto e compreender algumas questões. Sou casado, tenho filhos e netos, graças a Deus vivemos em paz e sabemos que violência só gera mais violência”, diz.

 

Participaram também da palestra o diretor social e sindical do Sitricon-PI, Evilásio Lopes; a segunda secretária-geral do Sitricon-PI, Antônia Rosa; e o responsável pela Segurança de Trabalho na obra, Wanderson Costa. 

 

“Estamos nessa parceria, há quase quatro anos, com o NUPEVID. Sempre fomos muito bem recebidos em todos os canteiros de bras que estivemos e já obtivemos resultados bastante positivos com as palestras de prevenção à violência contra mulher. Já temos novas datas e novos locais para continuar com esse grande trabalho”, finaliza a secretária-geral da Sitricon, Antônia Rosa.

 

Palestra