O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da promotora de Justiça Carmelina Maria Mendes de Moura, titular da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), participou da reunião ampliada do Programa VIGIÁGUA. O encontro ocorreu ontem, 12 de setembro, na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em Teresina.
Durante a reunião, foi apresentado o funcionamento do Programa VIGIÁGUA, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à promoção da qualidade da água para consumo humano. Também foram discutidas ações de fiscalização e melhorias no fornecimento de água potável, a necessidade de investimentos na estrutura do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN-PI) para análises laboratoriais, além do fortalecimento das secretarias municipais de vigilância sanitária e ambiental.
Participaram da reunião os representantes da Sesapi, Afonso Lopes Sobrinho e Antonio Carlos dos Santos; as representantes do Ministério da Saúde, Ágata Cristina Lima Dias e Carolina Ventura da Silva; a representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí, Maria Goretti Pereira; a representante do Conselho Estadual de Saúde, Ivone Alves Correia; e o analista ministerial do Caoma/MPPI, Jorge Magalhães.
