Nesta terça–feira (16), a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caocrim), Rita de Cássia Rocha, representou o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), durante a realização do Dia D da Cidadania Digital, no Espaço da Cidadania Digital, em Teresina.

Promovido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), o evento simbolizou a comemoração de um feito inédito para o país: o município de Novo Santo Antônio ter se tornado o primeiro do Brasil a alcançar 100% da população documentada com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O Dia D da Cidadania Digital busca não apenas celebrar essa conquista, mas também sensibilizar a população sobre a importância da documentação civil para o exercício pleno da cidadania e incentivar que outros municípios sigam o mesmo caminho.
Durante o evento, o governador do Estado, Rafael Fonteles, fez a entrega do selo “Município 100% Digital” a Novo Santo Antônio e assinou um acordo de cooperação técnica (ACT) entre o Governo do Estado e 12 municípios piauienses que assumem o compromisso de atingir a totalidade da população documentada com a CIN até janeiro de 2026.
Também foi assinado o decreto estadual que determina a obrigatoriedade da emissão da nova CIN para servidores em comissão, contratos temporários, terceirizados, ativos, inativos e pensionistas.
Com informações: Governo do Estado