O promotor de Justiça Thiago Queiroz de Brito, que responde pela 2ª Promotoria de Justiça de Uruçuí, ministrou, nessa terça-feira (16), palestras sobre a importância da educação e da frequência escolar dos filhos para pais e responsáveis, nos municípios de Fronteiras e São Julião.

Em Fronteiras, a palestra aconteceu no período da tarde e contou com a presença do prefeito municipal, da secretária de Educação, de conselheiros tutelares e de gestores escolares, fortalecendo o diálogo institucional para garantir o direito fundamental à educação. Já em São Julião, a palestra se estendeu até a noite e reuniu a secretária de Educação, representantes do Conselho Tutelar e profissionais da educação, que acompanharam as orientações repassadas pelo representante do MPPI.

Segundo o promotor Thiago Queiroz, as palestras têm o objetivo de conscientizar as famílias e fortalecer a rede de proteção, assegurando que a escola seja espaço de aprendizado, cidadania e desenvolvimento. “Os pais têm o dever legal de matricular, acompanhar e garantir a frequência dos filhos na escola, sob pena de responsabilização. Vale ressaltar também que a infrequência pode resultar no corte de benefícios sociais, como o Bolsa Família”, destacou o promotor.

Além disso, o enfrentamento ao bullying e cyberbullying, a prevenção à prática de atos infracionais por adolescentes e as consequências legais para pais e responsáveis, também foram temas abordados durante as palestras.