Guadalupe é conhecida por ser o município em que se localiza a Usina da Boa Esperança, instalada no Rio Parnaíba. A cidade fica na região Sul do Piauí, distante 380 km da capital do estado, Teresina. Na manhã de ontem, 6 de junho, o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, entregou as novas instalações da Promotoria de Justiça que ficam no fórum desembargador “Raimundo Barbosa de Carvalho Baptista”.
O espaço ocupado pela instituição ministerial mais que triplicou de tamanho após as obras de reforma e ampliação. A Promotoria passou a contar com ampla sala para os servidores e gabinete para o membro. A solenidade de inauguração aconteceu na sala de audiências do fórum da comarca, sendo prestigiada por representantes do Executivo e Legislativo municipal, do Judiciário, além de conselheiros tutelares, policiais civis e militares, e servidores do Ministério Público.
Ana Sobreira Botelho, atual titular da Promotoria de Justiça de Guadalupe, agradeceu ao PGJ a realização das obras e disse que os cidadãos guadalupenses serão atendidos com mais dignidade. “O nosso sentimento é de gratidão. Gratidão porque hoje estamos recebendo melhores condições para exercer nosso trabalho e atender aos munícipes e assim oferecer cada vez mais resultados na atuação da defesa dos direitos dos cidadãos”, pontuou.
Já o procurador-geral de Justiça reforçou o compromisso com a melhor estruturação das sedes do Ministério Público, tanto na capital como no interior. “Não poupamos esforços para fazer investimentos em áreas que são consideradas importantes para nossa instituição. A infraestrutura é uma delas. Por isso, planejamos o uso racional dos recursos do Ministério Público. E o resultado desse planejamento pode ser visualizado hoje com a entrega das novas instalações de diversas Promotorias de Justiça que já inauguramos em várias cidades do Piauí. Hoje chegou a vez de Guadalupe”, afirmou.
Além da inauguração, Guadalupe recebeu outra ação do MPPI: o Procon Itinerante, que esteve no município para atender à população. A atividade faz parte das estratégias para o fortalecimento do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. O Sistema tem por objetivo fomentar a resolução de conflitos pela via extrajudicial, evitando, assim, a judicialização dos conflitos entre empresas e consumidores. Os atendimentos foram realizados no pátio do fórum da comarca da cidade.
Veja mais fotos: