Promotor de Justiça Sebastião Borges durante conversa com conselheiro tutelares de Pedro Laurentino
Na última segunda-feira, 3 de junho, as Promotorias de Justiça de São João do Piauí deram início ao segundo ciclo do projeto “Promotoria Itinerante: Ações Cidadãs Mais Perto de Você”, visitando o município de Pedro Laurentino, distante 48 km da sede da comarca.
Durante a ação, foi realizada uma reunião com membros da rede de proteção à criança e adolescente, participando os promotores de Justiça Sebastião Borges e Jorge Pessoa, que ressaltarem a necessidade de se trabalhar coletivamente as situações que envolvem ofensa aos direitos de crianças e adolescentes. Na oportunidade, foi entregue minuta de termo de ajustamento de conduta para melhorias estruturais do Conselho Tutelar. A 2ª Promotoria de Justiça, através do promotor Jorge Luiz, realizou inspeção nas ambulâncias do município, para instrumentalizar um procedimento em tramitação.
Já o titular da 1ª PJ de São João do Piauí, Sebastião Borges, proferiu uma palestra para alunos da rede de ensino fundamental, tratando dos direitos e deveres das crianças e adolescentes. Borges reuniu-se ainda com os conselheiros tutelares e prestou orientações sobre como melhorar a atuação do órgão, na forma de procedimento e elaboração dos relatórios, por exemplo.
Promotor Jorge Luiz durante atendimento à população de Pedro Laurentino, cidade termo da comarca de São João do Piauí
Jorge Pessoa, auxiliado pelas servidoras Camila Cunha, Amanda Damasceno e Damila Vieira, atendeu, na sede do Conselho Tutelar de Pedro Laurentino, a população do município. O membro do Ministério Público ouviu reclamações dos cidadãos, celebrou acordos e instaurou procedimentos, com base nas informações prestadas nos atendimentos.
O projeto terá continuidade durante o ano, buscando sempre promover cidadania nas seis cidades que fazem parte da comarca de São João do Piauí. O município de João Costa é o próximo a ser visitado pela iniciativa, em data a ser definida pelos promotores de Justiça de São João do Piauí.
Servidoras da Promotoria de Justiça de São João do Piauí durante atendimento à cidadã de Pedro Laurentino