O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) consolidou, entre os dias 24 e 26 de setembro, uma parceria com o Sebrae Piauí e o IEBT Innovation para a implementação do projeto Catalisa Gov, estratégia nacional que busca impulsionar a inovação aberta no setor público brasileiro.
O Catalisa Gov tem como objetivo facilitar as compras públicas de inovação, fortalecendo o ambiente de negócios, estimulando soluções inovadoras e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Baseado nos Marcos Legais de Ciência, Tecnologia e Inovação e das Startups, o programa oferece segurança jurídica e uma metodologia própria para orientar gestores públicos em todas as etapas de contratação de inovação.

A Assessoria de Planejamento e Gestão é responsável pela articulação do projeto junto ao Sebrae e IEBT. Durante os encontros foram trabalhadas questões como o engajamento das lideranças e equipes internas, o cumprimento consistente dos marcos do projeto para a sensibilização sobre a importância da inovação para o MPPI.
Workshop de Mapeamento de Desafios
Além de reuniões com as equipes de gestão da instituição também foram realizados workshops para membros e servidores, visando a construção de um ambiente voltado à inovação.

O Workshop de Mapeamento de Desafios, dividido em dois momentos: um para membros e servidores da área-fim e outro para servidores da área-meio. Conduzido por Emanoel Costa, consultor especialista em metodologias de inovação aberta, as atividades permitiram identificar e detalhar, de forma ampla e participativa, os principais desafios da instituição, considerando a visão de diferentes áreas do MPPI.

Segundo o consultor, esse processo possibilita a construção de um banco de desafios estruturado e orienta a escolha dos instrumentos mais adequados para superá-los, configurando-se como etapa essencial para a continuidade da metodologia de implementação do Ciclo de Prospecção de Soluções Inovadoras (CPSI).
Além disso, o consultor Luiz Ottoni, especialista em Contratações Públicas de Soluções Inovadoras (CPSI) e na Lei Complementar nº 182/2021, foi responsável por conduzir reunião de sensibilização com o Comitê do MPPI, apresentando o plano de trabalho que norteará a execução do projeto.

O projeto marca um passo importante para consolidar a cultura da inovação no Ministério Público do Piauí, garantindo que novas soluções possam ser incorporadas ao serviço público com impacto positivo para a sociedade.