Neste sábado, 27 de setembro, o Ministério Público do Piauí (MPPI) promoveu o evento “MPPI Perto de Você: Inclusão, Cuidado, Respeito e Dignidade”, com o objetivo de discutir o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e ampliar a efetividade da atuação institucional junto à sociedade. Durante a atividade foi apresentado o Fluxo de Saúde Mental, instrumento criado para oferecer suporte a membros e servidores da instituição.

A iniciativa foi organizada pelo Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) e pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods).

A programação do evento teve início com a exibição do documentário “Meduna: quem sabe onde está a loucura?”, dirigido pela jornalista Cinthia Lages. O filme resgata a história do antigo Sanatório Meduna, hospital psiquiátrico localizado em Teresina e desativado em 2010. A obra apresenta relatos de funcionários, ex-pacientes e autoridades que acompanharam o surgimento e o encerramento das atividades da unidade.

Entre os depoimentos está o da procuradora-geral de Justiça do Piauí, Cláudia Seabra, que à época era titular da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina. No documentário, a procuradora relembra o processo de fechamento do hospital e destaca a importância de discutir a estrutura atual da assistência em saúde mental.

“É fundamental compreender como a sociedade lida com pessoas em sofrimento psíquico. Somente assim será possível garantir uma assistência verdadeiramente humanizada e digna”, afirmou a procuradora-geral, durante a roda de conversa.

O médico psiquiatra Edmar Oliveira parabenizou a realização do evento. “Devo dizer que vocês estão promovendo uma discussão que em poucos estado do Brasil está sendo feita. Esse momento em reunir a sociedade, representantes do Ministério Público, Judiciário e autoridades públicas em saúde é muito importante para fomentar o debate sobre as políticas públicas voltadas à saúde mental”, disse.

A exibição ocorreu no Cinemas Teresina, localizado no Teresina Shopping, e foi seguida por uma roda de conversa sobre os desafios e avanços da Rede de Atenção Psicossocial. Participaram do debate a procuradora-geral de Justiça, Cláudia Seabra; a promotora de Justiça e coordenadora do Caods/MPPI, Karla Daniela Carvalho; a jornalista e produtora do documentário, Cinthia Lages; o juiz da Vara de Execuções Penais em Meio Fechado e Semiaberto de Teresina e coordenador do GMF/TJPI, Marcus Klinger; o médico psiquiatra do Hospital Areolino de Abreu e do CAPS Leste, Ralph Webster; e o médico psiquiatra e escritor Edmar de Oliveira.

O evento contou, ainda, com a participação de autoridades, como o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Leopoldina Cipriano, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Piauí, Ulysses Neto, e o diretor jurídico da Secretaria Estadual de Justiça, Heitor Bezerra.