Os integrantes do Comitê Gestor de Segurança Institucional estiveram reunidos, na manhã de hoje, 29 de setembro, para debater medidas de aprimoramento da segurança no Ministério Público do Piauí (MPPI). O encontro ocorreu de forma virtual e foi conduzido pela coordenadora do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), promotora de Justiça Luana Azerêdo.

Durante a reunião, a coordenadora apresentou os novos representantes das unidades administrativas que integram o Comitê e enfatizou as atribuições do órgão. Segundo o Ato PGJ nº 860/2018, o CGSI tem como competências propor atos normativos, recomendações, diretrizes, protocolos, rotinas, ações e medidas voltadas à segurança institucional do MPPI. Também cabe ao Comitê promover a articulação entre setores e órgãos da instituição, com foco em uma atuação sistêmica de proteção e salvaguarda do Ministério Público.

A promotora de Justiça Luana Azerêdo abordou, ainda, a necessidade de revisão da Política de Segurança Institucional, destacando a importância da colaboração dos representantes das áreas que compõem o Comitê, por meio de sugestões de medidas para reforçar a segurança institucional.

Assim, foi apresentada a minuta da Política e do Sistema de Segurança Institucional, a fim de que os integrantes do Comitê analisem e sugiram ajustes.

Ao final da reunião, ficou definido que, após a aprovação da nova Política e do Sistema de Segurança Institucional, será revisado o Plano de Segurança Institucional, inclusive com a possibilidade de elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para garantir a execução adequada das medidas previstas na Política.