A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij), Joselisse Carvalho, foi uma das autoridades convidadas para ministrar palestra no 1º Encontro Descentralizado do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Piauí (COEGEMAS-Piauí), sediado em Parnaíba, na última sexta-feira (26/09). Na ocasião, a representante do Ministério Público do Piauí falou sobre o tema família acolhedora.

Durante o encontro, a promotora de Justiça Joselisse Carvalho destacou que o acolhimento familiar é um fator essencial para o desenvolvimento na fase da primeira infância. A apresentação reforçou que a falta de estímulos adequados e o isolamento social provocam atrasos significativos no desenvolvimento físico e emocional de crianças.

A promotora Joselisse Carvalho reforçou, ainda, a importância da atuação do Grupo de Trabalho Interinstitucional Família Acolhedora. A iniciativa foi criada, em 2025 pelo Ministério Público do Piauí, para reforçar e ampliar as estratégias do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) do Piauí.

Em sua primeira edição, o encontro do Colegiado Estadual de Gestores Estaduais contou com a presença do diretor nacional da Proteção Social Básica, Elias de Sousa, e do presidente do COEGEMAS-Piauí, Valdey da Silva. A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Parnaíba, Anália Priscilla Silva, também participou do evento.