Fotos do cartaz do Sarau

 

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Piauí (CEAF/MPPI) promoveu hoje (13/06) a primeira edição do Sarau Ministerial, evento que reuniu diversas manifestações culturais. Aliando elementos da cultura nordestina e o clima das festividades juninas à literatura, à música e às artes plásticas, a iniciativa teve como objetivos principais a promoção da cultura no ambiente de trabalho e o compartilhamento de saberes.

 

“Idealizamos um espaço no qual membros, servidores e estagiários do MPPI pudessem ter contato com várias expressões culturais, em um ambiente de diálogo e troca de experiências. O sarau, além de propiciar a disseminação da arte, contribui para a integração entre as pessoas”, explica a Procuradora de Justiça Teresinha Marques, Diretora-Geral do CEAF.

 

Pessoas de pé sorrindo

Pessoas de pé sorrindo

 

Desde o início da manhã, estavam expostas no hall do CEAF obras da escritora e artista plástica piauiense Dalva Santana. Suas telas e peças, confeccionadas em cerâmica, zinco, madeira e outros materiais, expressam movimento e valorizam a cultura regional. Ganharam destaque também as obras dos artesãos do Poty Velho, em Teresina. O bairro é o mais antigo da capital piauiense, e a vila de pescadores deu lugar ao centro comercial ceramista, onde, a partir da argila, os artesãos moldam esculturas, utensílios e até jóias que são vendidas para outros Estados do país e para o exterior.

 

O terraço do primeiro andar da Sede Leste do MPPI foi decorado com o varal de cordel e poesia, com centenas de poemas e xilogravuras. O público pôde interagir ainda com a Árvore da Felicidade, que florescia com mensagens de esperança, amizade e motivação.

 

Pessoas de pé sorrindo

Pessoas de pé sorrindo

 

Para Gabriella Prado, Analista Ministerial e servidora do PROCON, as exposições representaram uma oportunidade única para integração com a arte. “O acesso à cultura é essencial para o desenvolvimento do ser humano, tanto no aspecto intelectual quanto no social. A iniciativa do CEAF nos proporcionou a oportunidade de vivenciar essa experiência no ambiente de trabalho, trazendo conteúdos muito interessantes e nos fazendo lembrar o quanto nossa cultura é maravilhosa”, declarou.

 

Pessoas de pé sorrindo

Pessoas de pé sorrindo

 

A Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, Vice-Diretora do CEAF, ressaltou que a avaliação do sarau foi bastante positiva. “Hoje tivemos a oportunidade de mostrar os talentos do Ministério Público e de trazer talentos de fora. Foi também uma valiosa oportunidade de congraçamento entre as pessoas que constroem a instituição, com suas múltiplas habilidades: na música, na literatura, nas outras artes… O CEAF exerce com isso seu papel fundamental, de difundir não apenas o aperfeiçoamento funcional, mas também o cultural e o pessoal. O Sarau Ministerial certamente já ficará marcado no calendário do órgão, e sempre com a participação maciça de todos esses talentos”, destacou a Procuradora.

 

No início da tarde, tiveram início as atividades no palco, com apresentações musicais e recital. Os repentistas Agamenon e Nonatinho encantaram a plateia com a antiga arte do improviso cantado, típica da região Nordeste. Membros e servidores do MPPI declamaram poemas e soltaram a voz, interpretando músicas do cancioneiro popular.

 

Pessoas de pé tocando

 

“É uma alegria prestigiar a concretização desse belo projeto, que proporciona um espaço de socialização e construção de saberes críticos, valorizando os talentos e as potencialidades dos membros e servidores do MPPI. O sarau é a prova de que temos construído um ambiente de trabalho em que se valorize o bem estar, o aperfeiçoamento pessoal e a cultura”, declarou o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura.