Nesta segunda-feira, 6 de outubro, a promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Piauí (Caoma/MPPI), ministrou palestra durante reunião técnica promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), sobre o gerenciamento de resíduos hospitalares. O evento foi realizado no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), na zona sul de Teresina.

Na ocasião, a promotora apresentou os resultados do projeto Zero Lixões – Por um Piauí mais Limpo, desenvolvido pelo MPPI. Em seguida, abordou as responsabilidades legais atribuídas a gestores públicos e empresas em casos de má gestão e destinação inadequada de resíduos provenientes de serviços hospitalares.

Além da exposição da representante do MPPI, o público acompanhou outras apresentações sobre gerenciamento de riscos, protocolos de prevenção e elaboração de resíduos de serviços de saúde.

Participaram da reunião diretores-gerais e clínicos de hospitais, integrantes das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e de Epidemiologia Hospitalar (NEH), especialmente de unidades com leitos de UTI e que realizam partos por cesariana no estado do Piauí.

O evento contou com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods), além do Caoma.