O Centro Operacional de Defesa do Meio Ambiente foi homenageado pela Superintendência Estadual do IBAMA em solenidade alusiva aos 30 anos de criação do órgão ambiental federal, realizada na manhã da última quinta-feira, 13 de junho, pelos relevantes serviços prestados à causa ambiental.
O CAO de Defesa do Meio Ambiente, tem buscado um entrelaçamento com outras instituições, promovendo projetos que prevejam uma aproximação interinstitucional. Foi nesse sentido que o CAOMA convidou dentre outras instituições, o IBAMA para uma atuação conjunta na execução dos Projetos Corta-Fogo e Educação Ambiental em Defesa da Vida.
No âmbito do Projeto “Corta-Fogo”, nos anos de 2017 e 2018, o IBAMA, o Ministério Público e outras instituições capacitaram agricultores para a realização da queima controlada e promoveram seminário de conscientização da sociedade. Já no Projeto “Educação Ambiental em Defesa da Vida”, os dois órgãos colaboraram com atividades de educação ambiental para a comunidade estudantil nas áreas de proteção da fauna e no combate ao tráfico de animais silvestres.
Outra iniciativa realizada pelos dois órgãos foi a fiscalização conjunta na “Operação Mata Atlântica em Pé”, em 10 de setembro de 2018, uma operação nacional com o objetivo de identificar desmatamentos em áreas de Mata Atlântica, punir os responsáveis e cobrar a reparação dos danos.
A promotora de Justiça Denise Aguiar, coordenadora do CAOMA, faz uma avaliação positiva da parceria entre o órgão do MPPI e o IBAMA. “Para atingir patamares mais elevados de atuação é importante que as instituições se complementem, pois nós, do Ministério Público temos a consciência de que sozinhos podemos muito menos do que gostaríamos, mas unidos às demais instituições, podemos cumprir melhor o nosso mister e produzir práticas institucionais que contribuam para a transformação da realidade social e a perfeita integração entre os órgãos públicos”.