O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, e a diretora-geral substituta do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional), a procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, receberam os novos estagiários de graduação e pós-graduação do Ministério Público do Piauí, nesta segunda-feira, 24 de junho. A chefe de gabinete do PGJ, a promotora Cláudia Seabra, também esteve presente no momento de acolhida aos novos integrantes da instituição. A recepção ocorreu na Sede Leste do MPPI em Teresina, onde está instalado o CEAF.
Ao falar com os estagiários, o chefe do MPPI reforçou o compromisso que todos que compõem a instituição têm em desenvolver um trabalho com resultados que, efetivamente, promovam os direitos dos cidadãos piauienses. “Hoje, nós recebemos esses jovens que chegam cheios de garra e vontade de colaborar com o trabalho feito por nossa instituição. É muito bom ver isso. É importante ressaltar, ainda, que poucos órgãos oferecem essa oportunidade do estágio de pós-graduação, como ofertado pelo MP. Assim, esperamos e desejamos que a presença deles seja produtiva e de muito aprendizado”, disse.
No total, 33 estagiários tomaram posse na manhã de hoje. Vinte e dois são estagiários de graduação, de cursos como administração, biblioteconomia, direito, serviço social, arquitetura, ciências contábeis e outros; e 11 de pós-graduação, na área de ciências jurídicas. Os estagiários recém-admitidos atuarão em diversos órgãos da administração, execução e auxiliares, como a Procuradoria Geral de Justiça, as Promotorias e Procuradorias de Justiça, CEAF, entre outros.
A recepção desta segunda-feira foi dividida em três partes: a primeira com a exposição sobre a missão, estrutura e funcionamento do Ministério Público do Piauí, feita pela procuradora Raquel Normando. No segundo momento, um servidor da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação), Breno Reis, discorreu sobre os principais sistemas utilizados nas rotinas administrativas da instituição, entre os quais, Athenas e Simp (Sistema Integrado do Ministério Público). Por fim, a Coordenadoria de Recursos Humanos transmitiu instruções referentes a horário de estágio, férias, banco de horas e outras informações pertinentes à vida funcional do estagiários.
“Na atualidade, vivemos o Ministério Público resolutivo. E o que é isso? É a nova postura do MP. Hoje procuramos atuar de modo a resolver o conflito de forma extrajudicial, com o diálogo para solucionar de forma mais célere e a contento a necessidade do cidadão. Para isso é muito importante que todos nós trabalhemos de modo alcançar esse nível de atuação”, frisou Raquel Normando, sobre o papel do MP na contemporaneidade.
Os processos seletivos para estagiários foram realizados em março deste ano. Nos dois processos foram ofertadas 80 vagas, 30 para pós-graduação e 50 de graduação. Mais de 2.000 candidatos se inscreveram.
A estagiária de pós-graduação Hannah Estrela, que atuará junto à 18ª Procuradoria de Justiça, disse estar muito contente e entusiasmada com o estágio no Ministério Público. “Primeiro de tudo, eu sou apaixonada pelo Ministério Público. Eu me formei em março, foi quando surgiu essa oportunidade. Fiquei bem feliz com a aprovação porque gosto muito da instituição e por ser uma oportunidade única. Assim, eu espero desenvolver um trabalho de excelência e contribuir com o MP em sua atuação em defesa dos cidadãos do nosso estado”, afirma a jovem.