A terra da Opala, Pedro II, é a vigésima quarta cidade do Piauí a receber as ações de políticas públicas de atendimento promovidas pelo Procon Itinerante – o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. O objetivo da iniciativa é estimular a solução de conflitos no âmbito dos direitos do consumidor, sem a necessidade de acionamento do Poder Judiciário. Na manhã de ontem, 25, e durante o dia de hoje, 26 de junho, o ônibus do Ministério Público do Piauí está na Praça Domingos Mourão, onde os servidores estão atendendo aos cidadãos de Pedro II.
As ações são realizadas em parceria com o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) e o Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), órgãos do TJ-PI (Tribunal de Justiça do Piauí), que promovem audiências de mediação e conciliação no prédio ao lado da praça onde está instalado o Procon Itinerante. Até o momento foram registrados aproximadamente 20 atendimentos, tendo como reclamações mais recorrentes problemas relacionados às áreas de consumo de serviços essenciais, entre os quais estão o fornecimento de água e energia elétrica.
A Promotoria de Justiça de Pedro II, que tem como titular o promotor Avelar Martins Rego, tem apoiado o trabalho realizado pelo Procon, na divulgação das ações do órgão nas rádios locais e na disponibilização de servidores para auxiliar nos trabalhos de atendimento ao público.