Na tarde desse domingo, 19 de outubro, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Áurea Madruga, foi condecorada com a Ordem do Mérito Renascença no Grau Comendador. A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Cláudia Seabra, representou o Ministério Público do Piauí (MPPI) na cerimônia de outorga da comenda. O evento foi realizado no Theatro 4 de Setembro, na Praça Pedro II, Centro de Teresina, e integrou a programação oficial do Dia do Piauí.

Durante a solenidade, a promotora de Justiça Áurea Emília Bezerra Madruga foi uma das personalidades homenageadas com a comenda da Ordem do Mérito Renascença. Áurea Madruga, além de coordenadora do Caoma, é titular da 6ª Promotoria de Justiça de Teresina.

“Recebo com muita honra a Medalha de Mérito da Ordem da Renascença do Estado do Piauí. Essa honraria reforça ainda mais o meu compromisso com a atuação em prol da melhoria da sociedade piauiense. Tenho plena consciência, porém, de que esse reconhecimento não se deve a um trabalho isolado, mas sim ao esforço conjunto de muitas mãos, ao intenso trabalho realizado pelo Ministério Público do Piauí na defesa da qualidade de vida do nosso povo. Que possamos sempre manter esse propósito de atuação conjunta, envolvendo a sociedade na emancipação de seus direitos e na consolidação da garantia e do pleno exercício daquilo que a Constituição lhe assegura”, disse Áurea Madruga.

A Ordem do Mérito Renascença é concedida pelo chefe do Poder Executivo Estadual a pessoas e instituições que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento do Piauí.

O Dia do Piauí é celebrado anualmente em 19 de outubro e marca a adesão do estado à Independência do Brasil em relação a Portugal. A data é comemorada com atividades cívicas e culturais em todo o estado.