O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do promotor de Justiça Diego Cury-Rad Barbosa, obteve nesta terça-feira (21) a condenação de Euton Marcos Santos Lira a 80 anos de reclusão pela prática de quatro crimes de homicídio duplamente qualificados contra Luiz Pedro Dalcin, Gustavo Dalcin, Luiz Antônio Dalcin e Leonilton Sousa da Silva. O crime ocorreu em abril de 2023, no município de Baixa Grande do Ribeiro, localizado no sul do Piauí.
As vítimas, um pai e dois filhos, naturais do Rio Grande do Sul, e um funcionário da família, natural de Balsas (MA), foram assassinadas a tiros dentro da residência onde viviam. De acordo com as investigações, os acusados invadiram a casa encapuzados e cometeram os crimes sem oferecer qualquer chance de defesa às vítimas.
As apurações apontaram que a motivação estaria relacionada a disputas por terras, uma vez que a região é uma das principais produtoras de soja do Estado. Além de Euton Marcos, também foram denunciados Jhon Lennon dos Santos Abreu e Lúcio Batista Fialho, que ainda serão julgados. O quarto acusado, Velton Avelino de Sousa, faleceu pouco tempo após o crime.
O julgamento ocorreu no Tribunal do Júri da Comarca de Ribeiro Gonçalves e foi presidido pelo magistrado Robledo Moraes Peres de Almeida. O Conselho de Sentença reconheceu a prática dos homicídios qualificados por motivo fútil e pelo uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.