Por articulação das 28ª e 33ª Promotorias de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), teve início, nesta segunda-feira (3), a capacitação de agentes de segurança pública de Teresina para a padronização do atendimento em situações de urgência e emergência em saúde mental.
A formação é resultado de um procedimento administrativo instaurado pela 28ª Promotoria, que visa à implantação de um fluxograma e protocolo de atendimento de urgência e emergência em saúde mental na capital.
Durante dez dias consecutivos, aproximadamente 300 profissionais de bases móveis descentralizadas serão capacitados em técnicas de abordagem, contenção e imobilização do paciente psiquiátrico.
Essa mobilização é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica articulado pela 28ª e 33ª Promotorias(especializadas na defesa da pessoa com deficiência e da pessoa idosa) e do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), celebrado com: a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi); a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI); a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM).
A capacitação é ministrada pelo SAMU Estadual (para PM-PI e Corpo de Bombeiros) e pelo SAMU Municipal (para a Guarda Civil Municipal), garantindo a qualificação necessária para o manejo humanizado e técnico dessas ocorrências.



                
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                
    
                    

