O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) realizou, nesta terça-feira (4), a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Ministerial “Jânio Valente Barreto”, em celebração alusiva ao Dia do Servidor Público.
A honraria foi criada com o objetivo de reconhecer e agraciar servidores e colaboradores que contribuíram de forma singular para o desenvolvimento da instituição. Neste ano, foram homenageados os servidores Edivar Cruz Carvalho, Manoel Bezerra Lima Ribeiro, Lízia Raquel Policarpo Gramosa, Maria Lucivanda Pinto de Macedo, Sheyla Maria Leite Albuquerque, Ariel Victor Oliveira dos Santos, Danilo Prado de Mello, Sérgio Plácido de Siqueira, Herlon de Lucena Feitosa e Jamile Xavier de Sepedro.
Servidora do MPPI há 37 anos, Sheyla Albuquerque foi reconhecida pelo trabalho desenvolvido no Procon/MPPI, onde já atuou em diversas funções. Ela falou sobre a emoção de receber a homenagem: “A felicidade é saber que cada cargo que eu assumo é mais do que um desafio, representa a confiança que estão depositando em mim para o desempenho de uma função. Fazer parte do Ministério Público, para mim, é uma honra”, comentou.

Jamile Xavier, técnica ministerial da Promotoria de Justiça de Paulistana, destacou o incentivo da instituição aos servidores que atuam em todas as regiões do Estado: “Me sinto honrada. Essa é uma iniciativa que nos incentiva muito a trabalhar e nos dedicar ainda mais à missão institucional. Eu sou lotada em uma das promotorias mais longínquas da sede, e isso mostra que o nosso trabalho não só está sendo visto, mas também valorizado.”

O analista ministerial Ariel Victor dos Santos, que ingressou na instituição em 2014, discursou em nome dos homenageados e ressaltou o orgulho de servir ao MPPI: “Esse é um momento muito especial, de reconhecimento e gratidão. Trabalhar em uma instituição tão respeitada quanto o Ministério Público é uma missão.”

A Procuradora-Geral de Justiça, Cláudia Seabra, destacou o empenho e a dedicação de todos os servidores do MPPI: “Nós não conseguimos cumprir a nossa missão constitucional sem a ‘alma administrativa’, sem a essência de quem realmente comanda, no dia a dia, a nossa instituição com zelo, compromisso e senso de missão. Nossos servidores e servidoras são o nosso maior patrimônio. Hoje, na condição de Procuradora-Geral, agradeço e reconheço que eles são essenciais ao Ministério Público, pois honram a instituição com seu trabalho e dedicação, diariamente.”

Além da Procuradora-Geral de Justiça, o dispositivo de honra da solenidade foi composto pelo Procurador-Geral de Justiça Institucional, Cleandro Moura; do Corregedor-Geral Substituto, Eny Pontes; da Ouvidora-Geral, Clotildes Carvalho; do Coordenador de Recursos Humanos, Mariano Araújo; e do Presidente do Sindicato dos Servidores do MPPI, Arimatéia Arêa Leão.
O patrono da honraria
Jânio Valente Barreto ingressou como servidor do Ministério Público em abril de 2014, após aprovação em concurso público. Por mais de dez anos, serviu ao MPPI e à sociedade piauiense com dedicação, ética e conduta exemplar.
Em agosto de 2024, Jânio faleceu prematuramente, deixando muitas saudades e um legado inspirador, especialmente junto à Distribuição Processual de Primeiro Grau, setor em que atuava.



