O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Valença do Piauí, obteve na última terça-feira (25), a condenação de Rodolfo Ferreira de Santana a 16 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de homicídio qualificado contra Jurandir da Silva Santos. O julgamento ocorreu durante a 10ª Reunião Ordinária do Tribunal do Júri da Comarca de Valença do Piauí.

O crime ocorreu em 25 de julho de 2024, na cidade de Pimenteiras, quando Jurandir da Silva, foi atingido por golpe de arma branca durante uma festa em praça pública. Os jurados reconheceram que o réu agiu com intenção de matar e se aproveitou do estado de embriaguez do ofendido para atacá-lo em um ponto mais afastado do evento, rejeitando as teses defensivas de legítima defesa e homicídio privilegiado.

A acusação em plenário foi sustentada pelo promotor de Justiça Jessé Mineiro de Abreu, com o apoio do assistente de acusação, Mauro Rubens Gonçalves Lima Verde. O Conselho de Sentença acolheu a tese ministerial, reconhecendo a materialidade e a autoria do crime, bem como a qualificadora de recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima.

A sessão foi presidida pelo Juiz de Direito José Sodré Ferreira Neto, fixando a pena final em 16 anos e 6 meses de reclusão, a ser cumprida em regime inicial fechado.